domingo, 28 de abril de 2013

Dia do Trabalho

Vocês já pararam para pensar no motivo pelo qual comemoramos o Dia do Trabalho?

Esta data comemorativa tem sua origem na cidade de Chicago nos Estados Unidos, em 1886. No dia 1º de maio deste ano, trabalhadores foram às ruas reivindicar melhores condições de trabalho, podemos aqui destacar a redução da jornada de trabalho, de treze para oito horas diárias. Neste mesmo dia ocorreu uma grande greve geral dos trabalhadores no país.

Aqui no Brasil existem relatos de que a data é comemorada desde o ano de 1895. Porém, foi somente em setembro de 1925 que esta data tornou-se oficial, após a criação de um decreto do então presidente Artur Bernardes.


Leia mais sobre esse assunto no site Sua Pesquisa.


Além de conhecer a origem do Dia do Trabalho, gostaria que vocês aproveitassem esta data para refletir sobre o trabalho infantil, com o grupo Palavra Cantada.




Quais são as imagens que aparecem no final do videoclipe? Por que elas aparecem? Como vocês se sentiram ao ver aquelas imagens?

sábado, 27 de abril de 2013

Turma da Mônica

Olá queridos alunos!

Escrevo para postar uma dica para o final de semana: o Portal da Turma da Mônica.

Sei que vocês gostam muito de ler gibis e neste site vocês encontrarão vídeos, jogos, tirinhas e muitos mais. Vale a pena conferir!!

Em especial, destaco o vídeo "Um plano para salvar o planeta", este vídeo nos faz refletir sobre o quanto o ser humano está destruindo o meio ambiente.




Afinal, em que Planeta Terra nós queremos viver?

domingo, 21 de abril de 2013

Modificações das paisagens urbanas

Recentemente, estudamos em Geografia a importância do processo de industrialização na evolução e no crescimento das cidades brasileiras. Sendo que hoje, algumas delas já possuem o status de metrópole global.

Vimos também que Campinas é considerada uma metrópole regional.

A partir desta semana, vamos estudar também a importância do comércio nesse processo.

Para a curiosidade de vocês, vejam algumas fotos antigas da cidade de Campinas e notem o quanto a nossa cidade mudou ao longo dos anos.

 Região Central de Campinas

Região Central de Campinas


Estação Ferroviária

Mercado Municipal

Quanta diferença não é? Confiram mais fotos antigas como essas, no site Campinas Virtual  e depois escrevam o que vocês acharam mais curioso. 


domingo, 14 de abril de 2013

Estudando com Música

Turma, a semana de provas está aí, portanto estou colocando aqui alguns roteiros de estudo de cada disciplina.

Matemática

  • Escrita de números por extenso;
  • Classes (unidades simples, milhares, milhões);
  • Reta numérica;
  • Decomposição de números;
  • Arredondamento;
  • Gráficos e tabelas;
  • Situações-problema com adição e subtração.

História
  • Tipos de trabalho;
  • Escravidão;
  • Capoeira.

Geografia 
  • Rosa dos ventos;
  • Organização territorial;
  • Estados e capitais brasileiras;
  • Limites e fronteira.

Ciências
  • Pirâmide alimentar;
  • Qualidade de vida;
  • Constituição do corpo.

Língua Portuguesa
  • Carta, bilhete e telegrama;
  • Tipo de narrador (1ª e 3ª pessoa);
  • Tipos de linguagem: formal e informa, emotiva e objetiva, verbal e não-verbal;
  • Biografia;
  • Interpretação de texto;
  • Reescrita de texto com correções;
  • Anúncio e slogan;
  • Relato pessoal.

Para acompanhar os seus estudos, não deixem de ouvir a música "Telegrama", do Zeca Baleiro, um grande músico da música popular brasileira (MBP).



quinta-feira, 11 de abril de 2013

Projeto Educação Ambiental

No dia de hoje, 11/04, iniciamos o Projeto de Educação Ambiental, em parceria com a técnica ambiental da Cohab, Maria do Carmo.

Esse projeto surgiu como uma proposta da Reunião Intersetorial, tendo em vista a conscientização e melhorias do espaço da própria comunidade, o que trará benefícios para todos.

Maria do Carmo iniciou o projeto refletindo sobre a primeira página do documento Carta da Terra.

Tendo o documento como base, a conversa com a turma foi subsidiada por alguns vídeos.

Um desses vídeos é uma narrativa de um homem que vive num Planeta Terra sem água em 2070. Vale a pena conferir, chama-se "Carta Escrita no ano 2070".

Outro vídeo foi o Calango Lengo - morte e vida sem ver água.


E, por último, a Carta do Chefe de Seatlle, a seguir.





Turma, como vocês acham que podemos começar a cuidar melhor do nosso planeta?



sábado, 6 de abril de 2013

Um amigo mais que especial

No 5º ano B, temos um aluno especial, que teve paralisia cerebral. Segundo o site da Revista Nova Escola  é "uma lesão cerebral que acontece, em geral, quando falta oxigênio no cérebro do bebê durante a gestação, no parto ou até dois anos após o nascimento".

Este aluno já está na escola há algum tempo, por isso a maioria dos alunos da turma já o conhecem. No entanto, este ano nosso amigo mais que especial teve problemas com a sua cadeira de rodas, o que comprometeu a sua ida à escola. Por isso as professores Natali e Andréa prepararam atividades similares as realizadas em sala de aula para que a família pudesse fazê-las com ele. Normalmente, eram propostas atividades de recorte e colagem, pintura e leitura dos textos trabalhados em sala de aula. Além do caderno de atividades, os livros didáticos também era enviados para apreciação e acompanhamento.






Além disso, ao longo desse processo, os alunos tiveram a iniciativa de escrever uma cartinha para ele e enviar no seu caderno de atividades. A cartinha foi escrita coletivamente, na lousa, depois a turma escolheu um aluno para copiá-la e posteriormente todos assinaram. Na semana em questão o conteúdo das aulas de Língua Portuguesa era exatamente a comunicação por meio de bilhetes, cartas e telegramas.



A mesa mencionada pela turma é uma mesa específica para a adaptação com a sua cadeira de rodas.


Curiosidade: Vocês sabiam que a sala de recursos multifuncionais da nossa escola já apareceu até em revista? A nome da revista é Articule-se e foi publicada apenas no formato digital. 


Turma, agora uma novidade: o Ícaro voltará para a escola em breve. Vamos pensar em alguma forma especial de recepcioná-lo? Quem tem alguma ideia?

quinta-feira, 4 de abril de 2013

História da Capoeira

A aula sobre Escravidão despertou grande interesse sobre a História da Capoeira, visto que a mesma surgiu nessa época, com o intuito de que os escravos aprendessem a lutar, dançando, sem despertar a fúria dos brancos.

Por conta disso, surgiu a ideia de convidar um professor de capoeira para vir nos contar com maiores detalhes essa história, que faz parte da cultura brasileira.

Na nossa escola, o Professor Índio e o Professor Marimbondo são instrutores da oficina de capoeira pelo Programa Mais Educação. Fizemos o convite ao Professor Índio, que gentilmente atendeu ao nosso pedido.

Este momento especial aconteceu na última quarta-feira, dia 03/04. O Professor Índio nos visitou e, com o uso de uma apresentação de slides e demonstrações de golpes, batidas e instrumentos, pudemos compreender a origem, bem como a riqueza da cultura da capoeira.