segunda-feira, 6 de maio de 2013

Estudo do meio: Parque Ecológico

Em 3 de maio, a nossa turma foi visitar o Parque Ecológico Monsenhor José Salim. Transcrevo a seguir algumas informações sobre o local, segundo o site Campinas Virtual.

O Parque Ecológico foi construído onde foi fundada, em 1806, a Sesmaria e Engenho Fazenda Mato Dentro, pelo Sesmeiro Joaquim Aranha Barreto de Camargo, que foi passada, em 1820, à propriedade de sua filha, Maria Luzia de Sousa Aranha, a Viscondessa de Campinas, e a seu genro e sobrinho, Francisco Egydio de Sousa Aranha, tendo o engenho, à época da fundação, 1515 alqueires de terras. Incorporado em 1937 pela Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo, como estação experimental do Instituto Biológico. Em 1987 foi transformado em Parque Ecológico pelo governo estadual.

Localizado na área da antiga fazenda Mato Dentro, o parque possui um Casarão antigo, Tulha e a Capela, que são patrimônios históricos. 

Turma, vejam algumas fotos e façam seus comentários sobre este estudo do meio.

Obs.: Não foi possível postar todas que vocês tiraram. Eram muitas!
Entrada do Casarão
Monitor explicando sobre o desmatamento
Maquete do parque



Senzala

Escavações arqueológicas


Trilha pelo parque
                                 


17 comentários:

  1. Eu gostei mais da parte em que nos estavamos no casarao.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também gostei Nathan.

      Fiquei imaginando como devia ser horrível ficar naquela senzala... triste né?!

      Excluir
    2. Verdade professora deve ser horrivel ficar na senzala...

      Excluir
    3. professora, eu também acho que é chato ficar na senzala, você não pode respirar ar puro, tinha muitos bichos e deu medo.

      Excluir
  2. no parque ecologico foi muito legal por que tinha bastante
    coisas dos escravos; antigas.

    ResponderExcluir
  3. O estudo do meio foi muito legal radical e tirei muitas fotos...

    ResponderExcluir
  4. Quando passamos pela lama foi muito legal e fiquei com medo de cair!!!

    ResponderExcluir
  5. obrigada professora por me ajudar a por a foto nas mensagens...

    ResponderExcluir
  6. Eu achei muito legal o passeio no Parque Ecológico para desenvolver o estudo do meio com a professora e os alunos.

    ResponderExcluir
  7. eu gostei na hora que a gente foi na trilha eu dei bastante risadas nos pausinhos tava cheio de barro

    ResponderExcluir
  8. eu adorei la foi muito legal so não gostei da trilha era muito cansativo
    tambem não gostei de ter caido eu acho que foi no porão não sei mas depois de tudo que e ruim foi muito legal adorei

    ResponderExcluir
  9. Eu gostei da parte que a gente foi fazer a trilha e também do pavão e da capivara.Meu sentimento foi muita tristeza,porque isso não é justo.Eu não gostei da hora que a minha amiga Camilly caiu por causa do morcego da senzala.

    ResponderExcluir
  10. eu gostei muito so da trilha foi muito cansativo e tambem não gostei
    de ter caido eu acho que era um porão bom mais tirando as coisas ruim eu
    gostei bastante e foi muito legal quem não foi perdeu pleiboy.

    ResponderExcluir
  11. É muito triste ver onde os escravos comiam , faziam xixi e coisas a mais.

    ResponderExcluir